Notícias

 

:: Contato:
bage@gebage.com


 

 

 

 

 

 

 
:: Estádio Pedra Moura
     

Pedra Moura. Tradicional estádio do interior gaúcho e a casa do Grêmio Esportivo Bagé. No decorrer dos anos, o Bagé ensinou aos adversários que dentro de seus domínios, a equipe jalde-negra dificilmente é batida. Apoiado pela torcida, que exige em primeiro lugar a total entrega e gana de seus jogadores, o Bagé imprimiu inúmeras vitórias no decorrer de sua história.

A mística permanece, porque mudam-se os times e passam-se os anos, e o Bagé na Pedra Moura prima pelo aguerrimento. Tanto em clássicos locais ou regionais, como contra a dupla Gre-Nal, a história ensina que é muito difícil vencer o Bagé no Pedra Moura.

Inúmeros jogos do Bagé em casa, ocorreram contra verdadeiros esquadrões de suas épocas, como as partidas contra a dupla Gre-Nal nos anos 60 e 70, e contra outros adversários que possuiam excelentes equipes. Mesmo o mundialmente famoso Santos de Pelé, com ele em campo inclusive, não conseguiu vencer o Bagé dentro de seus domínios (num combinado da cidade nos anos 50).

Por tudo isso, o estádio jalde-negro é motivo de orgulho para seus torcedores. Muitas vezes as derrotas para o Bagé na Pedra Moura, eram explicadas pela aridez do campo e outros subterfúgios.

Mas em 2001 o estádio passou por várias melhorias, tornando-se um dos melhores gramados do estado, com a troca total do piso, modificação e troca das casamatas, e reforma de todo o alambrado. Não estranhamente para a torcida jalde-negra, as vitórias continuaram a somarem-se dentro do Pedra Moura

História*:

O estádio da Pedra Moura sempre fez parte da história jalde-negra. Inclusive na década de 20, o Bagé já sediava seus jogos no estádio do Menino Deus.

Foi adquirido pelo clube definitivamente em 1937, na administração do Presidente José Fuchs, que em moeda da época, pagou a quantia de 18.000 "contos de réis", sendo o vendedor o fazendeiro Tristão Riet, que residia em Montevidéo.

O Nome "Pedra Moura" **:

A alcunha recebida pelo estádio, Pedra Moura, é devido a existência de uma pedra na região, de grande dureza, quase impossível de se quebrar, e o mesmo acontece com o Bagé no nosso estádio.

Dados:
Nome oficial: Estádio Pedra Moura
Capacidade: 10.000 pessoas
Área total do complexo: 11.674,60 metros
Endereço: Av. Líbio Vinhas,129 - Bairro Menino Deus - Bagé - RS
Sociais: Área coberta, com em torno de 800 cadeiras para sócios. Acesso via rampa.
Vestiários: Dois vestiários profissionais e mais um vestiário para a arbitragem, além de dois vestiários para as categorias de base.
Dimensões do gramado: 105m x 73m
Grama: Bermuda Green
Iluminação: Quatro postes de iluminação, com 9 refletores em cada poste.
Imprensa: 8 cabines para imprensa, mais uma com tamanho maior dedicada para às câmeras de TV.
Estacionamento: Interno, em dias de jogo aberto apenas para veículos de jogadores, diretores, imprensa e envolvidos na segurança.

** A informação sobre o nome do Estádio foi repassada para o site, pelo grande jalde-negro (que há vários anos reside em Porto Alegre, mas sempre acompanhando o Bagé) José Américo Macedo Gomes , para ele, nosso agradecimento.

* Fonte: José Higino Gonçalves - Editor de Esportes do Jornal Minuano